Conheça 2 estratégias infalíveis para controlar suas finanças

A organização é a maior aliada do sucesso financeiro

Organização financeira é um desafio que transcende a disciplina: para conseguir colocar as contas em dia, é preciso muita análise e estratégia.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), três entre quatro brasileiros estão em alguma situação de endividamento.

Considerado um marco histórico, o endividamento no país atingiu 74% da população no final de 2021.

Influenciada pela pandemia, a saúde financeira dos brasileiros tem passado por momentos de apreensão e lenta recuperação.

Por isso, mesmo que você não esteja inadimplente, precisa se prevenir: evite se arriscar com as altas da inflação usando as estratégias que reunimos a seguir.

Estratégia 1: Faça um diagnóstico financeiro para o ano inteiro

Sabemos como parece desafiador, no entanto, ao optar por fazer um levantamento de sua despesa média pelos próximos 12 meses, você tem controle financeiro sobre tudo que decidir fazer ao longo do ano.

Coloque no papel as contas já contraídas para estimar o que pode ser gasto em 2022.

Comece seu ano pelo essencial: evite contrair dívidas. Caso você sinta que sua rotina financeira já está sufocada por elas, comece a renegociar e cancelar cartões com uma estimativa média de aliviar os pontos de dificuldade.

Estratégia 2: A reserva de emergência começa já!

É fundamental que você comece a guardar uma quantia mensal para eventuais emergências. Os imprevistos certamente virão e comprometerão seu orçamento.

Planeje sua rotina para guardar uma quantia, por menor que seja no começo.

Você verá como a reserva de emergência trará mais segurança para sua rotina e servirá de inspiração para poupar cada vez mais.

A organização financeira é uma decisão. Conquiste sua independência.

Tags: organização fiannceira