Ah, viajar! Uma das atividades mais prazerosas da vida. Mas antes de arrumar as malas é preciso se planejar. Para quem escolhe sair do país, o primeiro passo é verificar se o local escolhido exige visto de entrada. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há 103 países do mundo, de acordo com os países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além de México, Rússia, Israel e Reino Unido, que dispensam a emissão do visto de turista para brasileiros.
O continente com mais países que não exigem vistos de brasileiros é a Europa, com 43. Destes, 26 fazem parte do Espaço Schengen, o que prevê a livre circulação entre eles. Na prática, isso significa que, depois de passar pelo controle de passaporte e entrar em uma dessas Nações, você pode andar livremente por todas as outras. A África, por outro lado, é o continente mais fechado. Apenas quatro países não exigem autorização prévia de entrada.
Já entre os nossos vizinhos sul-americanos, apenas a Guiana Francesa exige visto. Melhor ainda: em nove países do Mercosul — Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela — os brasileiros não precisam nem de passaporte para entrar, basta a identidade (atenção: a Carteira Nacional de Habilitação não é aceita).
Vale ressaltar que a dispensa de visto é válida apenas para a estadia temporária, ou seja, um período de 90 dias. Se a intenção é trabalhar, estudar ou ficar mais tempo nesses locais a embaixada do país deve ser procurada. Um outro ponto importante à exceção dos nove países citados acima, é necessário ter um passaporte válido para entrar em qualquer país do mundo.
Confira a lista de países em que os brasileiros podem entrar sem visto:
África do Sul Grécia Honduras Ilhas Tuvalu |
Islândia Itália República do Palau |
---|