Open Insurance: entenda como vai funcionar o compartilhamento de dados de seguros e previdência

Conheça mais sobre este fluxo de informação livre

O Open Insurance, projeto criado nos conceitos de Open Finance, é uma nova modalidade de Open Banking com o objetivo de tornar mais clara e acessível a outros bancos as modalidades de seguro e previdência de usuários.

O formato Open Banking é considerado pelos economistas como um avanço nas transações financeiras.

O fluxo de informações livres dá, segundo eles, maior poder de decisão sobre dados financeiros e, com a implementação do Open Insurance, o mesmo pode ocorrer com seguros e previdências.

A meta é inserir um mercado de seguros aberto, onde trocas de informações entre seguradoras e participantes seja ampla e dinâmica, de acordo com as medidas aprovadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula o segmento.

A proposta visa oferecer produtos mais adequados às necessidades dos clientes de forma mais personalizada, sem contar com a oportunidade de comparação de ofertas em uma ampla escala.

De acordo com a Susep, no momento ocorrem estudos e testes que visam permitir que o acesso seja automatizado a canais e à redes de atendimento relacionadas aos produtos. Desta forma, a expectativa é de que o modelo Open Insurance leve mais benefícios e facilidade aos consumidores.

Da mesma maneira que o Open Banking, o Open Insurance será implantado de forma gradual no Brasil, de modo que a previsão da primeira fase está marcada para 15 de dezembro de 2021, contemplando a área burocrática de compartilhamento de dados.

Após esta fase, os clientes poderão compartilhar seus dados pessoais, na previsão de 1º de setembro de 2022. A consolidação dos serviços pelo ecossistema tem data estimada para 1º de dezembro de 2022, quase um ano após o começo da implementação.

As diretrizes que devem ser seguidas pelas instituições já foram divulgadas pela Susep, por meio de circular pública, estabelecendo as condições.

Veja as normas clicando neste link.

 

Tags: open banking open insurance

Veja mais